Clorexidina, para que serve e como usar.



A clorexidina, também chamada de digluconato de clorexidina ou gluconato de clorexidina, é um remédio com ação antimicrobiana, eficaz no controle da proliferação de bactérias na pele ou nas mucosas, sendo muito utilizado como antisséptico na desinfecção das mãos e da pele para cirurgia ou na prevenção de infecções de feridas da pele, por exemplo.

Este remédio, em dosagens elevadas causa coagulação das proteínas das bactérias, e em doses mais baixas, leva a uma ruptura da membrana das células das bactérias, resultando na morte bacteriana.

A clorexidina pode ser encontrada em farmácias, drogarias ou lojas de produtos hospitalares, em diversas formulações e diluições, na forma de solução aquosa ou alcoólica, spray e também como clorexidina degermante ou enxaguante bucal, e deve ser usada com indicação médica.

 

Para que serve:

A clorexidina pode ser utilizada nas seguintes situações:

• Limpeza da pele do recém-nascido e do cordão umbilical, para evitar infecções;

• Lavagem vaginal materna em obstetrícia;

• Desinfecção das mãos e preparo da pele para cirurgia ou procedimentos médicos invasivos;

• Limpeza e desinfecção de feridas e queimaduras;

• Lavagem oral na doença periodontal e na desinfecção da boca para prevenir a pneumonia associada à ventilação mecânica;

• Preparação de diluições para a limpeza de pele.

É importante que a pessoa saiba que a diluição do produto deve ser recomendado pelo médico ou dentista de acordo com a condição a ser tratada.

 

Como usar:

A clorexidina deve ser usada somente sobre a pele ou mucosas, conforme orientado pelo médico.

 

1. Clorexidina Degermante

A clorexidina degermante pode ser usada para limpeza e desinfecção das mãos em hospitais, pelo médico e outros profissionais de saúde, e para limpeza da pele do paciente antes da realização de cirurgias.

Para usar a clorexidina degermante, deve-se colocar o produto, espalhando suavemente sobre a pele das mãos e antebraços, massageando por 3 minutos e enxaguar com água em seguida.

A clorexidina degermante pode ser encontrada na forma de solução alcoólica ou aquosa, ou sabonete líquido contendo de 0,5 a 4% de digluconato de clorexidina e pode ser encontrada com o nome Riohex 2%, por exemplo.

 

2. Clorexidina spray

A clorexidina spray é indicada para limpeza e desinfecção de pequenas feridas na pele, e pode ser aplicada de 2 a 3 vezes por dia.

Para aplicar a clorexidina spray, deve-se posicionar o frasco a uma distância de cerca de 5 a 10 cm da ferida, e pressionar a válvula do spray de 2 a 3 vezes ou conforme o tamanho do ferimento.

A clorexidina spray contém 10 mg de digluconato de clorexidina para cada mL da solução, ou seja, 1% de clorexidina, e pode ser encontrada com os nomes comerciais Merthiolate, Ferisept, Neba-Sept ou Assepmed, por exemplo.

 

3. Clorexidina solução

A clorexidina solução deve ser usada sobre a pele com ferida, espalhando uma quantidade suficiente na área afetada, de 3 a 4 vezes por dia. Pode-se cobrir a área afetada com gaze ou outros curativos, conforme orientado pelo médico. Veja como fazer curativo de feridas.

Para aplicar a solução de clorexidina deve-se utilizar uma compressa gaze, cotonete ou algodão limpos e secos, jogando fora após o uso, ou o aplicador fornecido no produto. Deve-se evitar tocar na ponta do frasco e não se deve diluir a clorexidina em água ou outro líquido.

A clorexidina solução pode ser encontrada com os nomes comerciais Merthiolate, Asseptcare ou Kuramed sept, por exemplo, contendo 10 mg de digluconato de clorexidina para cada mL da solução.

 

4. Tipo de Clorexidina

Riohex 0,2% (aquosa) dermo suave, solução aquosa de Digliconato de Clorexidina 0,2% (2 mg/ml)

Como antisséptico tópico. Riohex é uma solução aquosa de higienização diária da pele. Contendo ingredientes atuantes nas situações que exigem complementação do asseio corporal, confere suavidade na aplicação diária.

 

Riohex 0,5% (alcoólica) de Digliconato de Clorexidina solução alcoólica

Antisséptico tópico. Para antissepsia de pele antes de procedimentos invasivos (como inserção de cateteres) e antissepsia do campo operatório após degermação; para realização de curativo de local de inserção de cateteres vasculares

 

Riohex 2% (degermante) de Digliconato de Clorexidina com tensoativo Rioquímica

Antisséptico tópico; degermação da pele do paciente, antes de procedimentos invasivos (cirurgia, cateter venoso central); banho pré-operatório de paciente; preparo das mãos de profissional de saúde, antes da realização de procedimentos invasivos e após cuidado do paciente colonizado ou infectado por patógenos multirresistentes e em situações de surtos.

 

Riohex 2% (aquosa) Digliconato de Clorexidina sem tensoativos:

É um antisséptico químico, com ação antifúngica e bactericida, capaz de eliminar tanto bactérias gram-positivas quanto gram-negativas. Possui também ação bacteriostática, inibindo a proliferação bacteriana, e é o antimicrobiano mais completo do mercado. É geralmente utilizado como ingrediente ativo em antissépticos bucais para combater a placa bacteriana e outras bactérias orais.

 

Riohex 4% de Digliconato de Clorexidina com tensoativo Rioquímica

Antisséptico tópico; degermação da pele do paciente, antes de procedimentos invasivos (cirurgia, cateter venoso central); banho pré-operatório de paciente; preparo das mãos de profissional de saúde, antes da realização de procedimentos invasivos e após cuidado do paciente colonizado ou infectado por patógenos multirresistentes e em situações de surtos.

 

5. Possíveis Efeitos Colaterais

Embora seja bem tolerada, a clorexidina pode causar efeitos colaterais como formação de bolhas ou descamação na pele, vermelhidão, sensação de queimação intensa, coceira ou inchaço no local da aplicação.

Além disso, o enxaguante bucal de clorexidina, pode causar irritação na boca, manchas na superfície dos dentes, deixar um gosto metálico na boca, sensação de queimação, perda de paladar, descamação da mucosa e reações alérgicas. Por este motivo, o uso prolongado deve ser evitado, devendo-se seguir as recomendações do dentista.

Embora seja raro, a clorexidina também pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar ou respiração ofegante, suor frio, tontura severa, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou coceira intensa. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.

 

Quem não deve usar

A clorexidina não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham alergia à clorexidina ou qualquer outro componente das fórmulas.

Além disso, a clorexidina não deve ser usada nos olhos ou ouvidos, devendo-se ter cuidado ao utilizar na região próxima aos olhos ou ouvidos. Em caso de contato acidental com os olhos ou ouvidos, deve-se lavar abundantemente com água.

Esses e mais produtos você pode encontrar em nossa loja virtual www.guimed.com.br




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Detergente Enzimático 5 enzimas para profissionais da saúde